O PROJETO CÍRCULOS DE CULTURA

Por Joel Reis


O objetivo era a alfabetização de adultos, em especial cortadores de cana. A ideia era levar o projeto de temas geradores para todo o Brasil, dessa forma, fazer uma alfabetização PROBLEMATIZADORA, QUESTIONADORA e CONSCIENTIZADORA, porém, durante o período da ditadura militar esse projeto inovador foi interrompido por ser considerado subversivo.

O Projeto Círculos de Cultura visava também o letramento, além de uma mudança de postura do discente e do docente. O aluno deixaria de ser um passivo receptor de informações, que seria uma Educação bancária, onde apenas há a transferência dos saberes. Assim, assumiria uma postura mais prática, ativa e consciente do seu papel no processo de ensinar e de aprender.




Figura - Paulo Freire revolucionou a alfabetização de adultos no país
Fonte: http://operamundi.uol.com.br



CONSIDERAÇÕES


Se no período da ditadura militar, ao invés do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL tivessem deixado o Paulo Freire desenvolver o seu Círculos de Cultura, um projeto inovador com características conscientizadoras-problematizadoras, questionadora, provavelmente o Brasil não seria um País com tanta alienação. 


Os educadores devem exercer sua autonomia visando ao aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e a construção de uma sociedade democrática que a todos respeita e dignifica. Educar não é simplesmente transferir conhecimento. Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal. Evitar ensino elitista e autoritário. A pedagogia deve ser fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando, e ser contra todas as práticas de desumanização. A prática educativa é um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.  


REFERÊNCIA 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: paz e terra, 2011.

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