Por Joel Reis
A didática é o principal ramo de estudo da pedagogia com a finalidade de ensinar métodos e técnicas de ensino que possibilitem a aprendizagem do aluno pelo docente. Entretanto, como campo de estudos e pesquisas, a didática tem como objetivo tornar a prática docente reflexiva, distante daquela educação tradicional e conservadora cuja ação do professor era mera reprodução de estratégias presentes em livros didáticos ou manuais de ensino.
O processo de ensino e aprendizagem devem despertar a capacidade crítica capaz de proporcionar questionamentos e reflexões sobre os conteúdos curriculares, possibilitando uma transformação na prática. A prática educativa é um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos.
A abordagem sociocultural é a que melhor sintetiza o papel da didática para a formação do educador nas atividades de ensinar e aprender em seus quatro aspectos relevantes: a escola, o aluno, o professor e o processo de ensino e aprendizagem.
A educação deve estar comprometida com a sociedade e sua cultura, fazendo com que o indivíduo desenvolva uma reflexão crítica de sua realidade, tendo como objetivo transformá-la e melhorá-la, visando à construção de uma sociedade democrática que a todos respeita e dignifica. Mais que transferir conhecimentos, educar é construir, libertar o indivíduo das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecer que a história é um tempo de possibilidades, onde uma prática educativa progressista pode evitar um ensino elitista e autoritário. Professor e aluno são participantes do mesmo processo da construção da aprendizagem, devem ser curiosos e instigadores, o educador deve estimular o educando a buscar o conhecimento através de todos os meios de pesquisas, assimilando-o de forma crítica, não ingênua, com questionamentos.
O docente tem papel fundamental na elaboração e aplicação de sequências de ensino, cabe a ele tomar decisões que se apoiam fortemente no seu conhecimento do conteúdo abordado, na sua experiência com a sala de aula e nas concepções de didática, com a finalidade de favorecer a aprendizagem significativa do aluno.
Ao preparar o planejamento de ensino, o professor prevê possíveis eventualidades que possam ocorrer quando estiver interagindo com os alunos de tal maneira que possa escolher os meios necessários para atingir seus objetivos, podendo assim alterar os métodos de ensino colocados em prática.
Com o conhecimento e domínio da Didática, o professor é capaz de organizar e gerir a atividades dos alunos na classe de tal forma que o aprendizado seja alcançado. Sendo o trabalho do docente parte integral desse processo, os princípios da Didática têm a finalidade de desenvolver no indivíduo suas habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos e prepará-los para viver em sociedade onde grupos sociais têm uma visão diferente das finalidades educativas.
O professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem. A Didática auxilia o professor na direção, orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, dando a ele uma segurança profissional.
REFERÊNCIAS
SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e Aprendizagem. Revista Integração, São Paulo: Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, ano 11, n. 40, p. 19-31, jan./mar.2005. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/177895/mod_resource/content/1/Texto%20Proc%20ens-aprend.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2017.
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