GRAÇAS A ESSE CARA VOCÊ PODE BEBER VINHO DE BOA QUALIDADE E UMA CERVEJA GELADA
Louis Pasteur / Pasteurização / Leveduras - vinho e cerveja:
Há cerca de 159 anos, Louis Pasteur, que se estivesse vivo, estaria com 197 anos, foi procurado por um fabricante de vinhos para tentar solucionar alguns problemas na produção, visto que o vinho azedava. O resultado desses estudos resultou em Mémoire sur la Fermentation Alcoolique, publicado em 1860, onde ele demonstra a participação de seres vivos no processo da fermentação, pois até aquela época, a ideia dominante era de que o processo era de natureza não orgânica.
Pasteur descobriu que as leveduras faziam fermentar os mostos, transformavam o açúcar em álcool, convertiam o vinho em vinagre.
Anos mais tarde, aplicou à fermentação da cerveja a mesma técnica de estudo usada para o vinho. Seu livro Études sur la bière, publicado em 1876 revolucionou a indústria de bebidas.
A dinamarquesa Carlsberg, em 1875, instalou um laboratório bioquímico na própria cervejaria, onde com estudos do Dr. Emil Hansen, foi descoberto várias espécies de leveduras adequadas para a produção da cerveja.
Seu esforço o levou a estudar métodos de esterilização, de onde nasceu a pasteurização, que consiste em, simplesmente, no aquecimento a baixa temperatura (50 a 70°C) com resfriamento rápido. Isto reduzia então o número de microorganismos, sem alterar as qualidades e o sabor da cerveja.
Ou seja, a produção em larga escala só foi possível graças aos estudos de Louis Pasteur.
Gênio Pasteur que dizia: "O acaso não favorece as almas despreparadas"..
ResponderExcluir